A Serra da Velha é uma tradição popular que se celebra a meio da quaresma, na quarta-feira que vai do primeiro dia da quaresma, quarta-feira de cinzas até ao sábado de aleluia. De modo geral na literatura que aborda esta tradição é coerente a opinião de que a tradição nasceu da necessidade que o povo teve de quebrar a seriedade do período quaresmal daí que os rapazes jovens criaram esta brincadeira.
Dependendo da localidade encontram-se variantes a esta brincadeira que vão desde o uso de chocalhos que usavam para fazer barulho à porta das mulheres idosas, de preferência solteironas, com quadras e cantigas maliciosas à mistura. Noutras localidades corre-se a aldeia com um cortiço que vai sendo serrado simbolizando a velha. Ainda noutras localidades os foliões sobem para um outeiro do qual através de um funil apregoam o testamento da velha aproveitando para maldizer. Em todas estas variantes a malícia é o condimento essencial da brincadeira.
Em Vizela a tradição é celebrada pela comunidade escolar utilizando para o efeito bonecas de papel que passeiam em cortejo pelas ruas da cidade. À noite há um concurso de bonecas organizado por um clube local sendo depois queimadas numa fogueira em praça pública.