Guimarães CEC 2012





A 13 de Dezembro de 2001, o Comité do Património Mundial, na sua 25ª sessão, inscreveu o Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Mundial da UNESCO. Para tal foi tido em linha de conta a ligação de Guimarães à fundação da nacionalidade portuguesa, as técnicas de construção aí desenvolvidas na Idade Média que foram transmitidas além fronteiras, e também o facto de Guimarães ilustrar a evolução de várias tipos de construção, nomeadamente dos séculos XV a XIX.


A qualidade de vida da população vimaranense, a par da preservação do legado patrimonial singular herdado de gerações passadas são preocupações constantes da autarquia.


Estas preocupações estão patentes no processo de reabilitação urbana e social do centro histórico, iniciado da década de 80, e que consta fundamentalmente da requalificação de habitações, praças e edifícios públicos - utilizando para tal, nomeadamente nas habitações, técnicas e materiais tradicionais -, e na preservação do tecido social.


Esta requalificação também contribuiu para que o Centro Histórico vimaranense se tornasse um local aprazível. É um local muito frequentado por estudantes mas também pelos vimaranenses e muito apreciado pelos turistas. Aí têm lugar actividades culturais e lúdicas, principalmente no Verão, que tornam o Centro Histórico ainda mais atractivo.



Para além da importante componente histórica que caracteriza a Cidade Berço, Guimarães tem vindo a empreender trabalho na construção de equipamentos de desporto e lazer que também têm como objectivo contribuir para o aumento da qualidade de vida da sua população e para o seu desenvolvimento enquanto cidade de referência. De entre estes destacam-se:




A Cidade Desportiva de Guimarães que integra em si as Piscinas de Guimarães, a Pista de Atletismo a Pista de Cicloturismo e o Pavilhão Multiusos.


O Parque da Cidade que proporciona a todos quantos lá se deslocam a possibilidade de prática de actividades desportivas em contacto directo com a natureza envolvente.


O Complexo Multifuncional de Couros surge na sequência da intervenção de requalificação urbanística na Zona de Couros - localizada no centro urbano e detentora de um património industrial único, tradicionalmente ocupada por aqueles que se dedicavam ao fabrico de Couros.Este complexo é composto por:


  -     Pousada da Juventude;


  -     Cybercentro de Guimarães;


  -     Centro de Solidariedade Social;


  -     Centro de Apoio Juventude;


  -     Museu dos Curtumes (a executar)




Sala Espaço Internet - A importância da Internet no mundo actual é uma realidade, pelo que a autarquia equipou, em pleno Centro Histórico, uma sala onde o acesso às novas tecnologias de informação pode ser feito por todos de forma gratuita.


O Centro Cultural Vila Flor. Este Centro Cultural, resultante da recuperação que foi levada a cabo no Palácio de Vila Flor, uma construção do século XVIII, é um novo equipamento que permitirá a Guimarães receber todo o tipo de espectáculos culturais, desde óperas, concertos musicais até representações teatrais, etc. Integra também estruturas de apoio a todos quantos aí se deslocam, como um café-concerto e restaurante, para além de parques de estacionamento subterrâneo. TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE CENTRO CULTURAL VILA FLOR (www.aoficina.pt)


A racionalização da circulação automóvel e do estacionamento é também uma preocupação da autarquia, nomeadamente no que se refere ao centro da cidade e mais concretamente ao Centro Histórico.


Nesse sentido foram desenvolvidos trabalhos para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo no Largo da Mumadona, cujo projecto tem a autoria do arquitecto Siza Vieira, e que se localiza na área adjacente à classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.


(Este texto foi retirado do site oficial da Câmara Municipal de Guimarães.)




Guimarães em Link's
Comunicação Social Guimarães em Link's