quinta-feira, 19 de abril de 2012

“Brincar com a arte” - Colégio Vizela, 14 Abril a 4 de Maio

in http://www.digitaldevizela.com


Esta exposição é o reflexo de uma abordagem descomplexada com que os alunos do Colégio Vizela foram encarando os projetos artísticos propostos ao longo do ano. O resultado é um conjunto de trabalhos de diferentes linguagens e técnicas que evidenciam as diferentes sensibilidades de quem os produziu e que, ao mesmo tempo, permitiu aos alunos, de um modo espontâneo, exprimirem uma determinada visão do mundo dando primazia às emoções e à liberdade.


Brincar com a arte” Colégio Vizela – 14 de Abril a 4 de Maio
Exposição patente na Fundação Jorge Antunes


“Brincar com a arte” não é contudo um exercício demasiado “sério”, nem demasiado exaustivo na abordagem com que os pequenos artistas se “atiraram” à descoberta das mais variadas expressões artísticas. É principalmente um conjunto de experiências enriquecedoras que jamais poderiam ser remetidas ao silêncio de uma qualquer gaveta. São experiências que precisavam de saltar para a rua, de serem partilhadas com a comunidade, até porque a partilha de uma obra de arte é um gesto generoso e o culminar de um vasto processo, que neste caso se iniciou no interior dos nossos jovens criadores.
Da ilustração à pintura, da instalação ao vídeo, são diversas as formas encontradas pelos alunos para darem vida a uma nova realidade cheia de cor, espontaneidade e da naturalidade que a idade lhes concede. Sem dúvida a merecer uma visita.

Ricardo Pereira
Professor de Educação Visual e Tecnológica