João Serra presidente Fundação Cidade de Guimarães, entidade organizadora de Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012 em entrevista à Rádio Vizela desvendou que reuniu recentemente com a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Vizela, Dra. Dora Guimarães, no sentido de acordar o envolvimento de Vizela na CEC 2012. Neste momento ainda não há nenhum projecto para Vizela, porém há negociações com a TUREL, organismo de turismo religioso a que pertence a Confraria de S. Bento das Pêras, deixando antever que poderá ser agendado algum evento para aquele Santuário.
Com a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Vizela foi discutido o projecto de celebração do centenário da morte do Abade de Tagilde e por isso proximamente o responsável da CEC 2012 vai reunir-se com a Sociedade Martins Sarmento com o objectivo de colocar de pé a homenagem.
João Serra acredita que Vizela tem muito a beneficiar com Guimarães CEC 2012 pois para os turistas os limites concelhios não são claros e ao promover Guimarães também se promove toda a região. Um turista que venha do estrangeiro não vem para conhecer exclusivamente Guimarães mas antes toda esta região. Segundo o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Vizela tem para oferecer a sua restauração, as suas memórias, as suas igrejas e o seu espaço público.